Certificação Energética



O que é a certificação energética?
A certificação energética surge apoiada nas bases de conceitos como a sustentabilidade e a otimização do consumo de energia de um imóvel.
A certificação energética tem como intuito a elaboração de uma análise energética de um imóvel. Calculando o seu desempenho energético, (tendo em conta elementos que vão desde os materiais utilizados na construção do mesmo, aos equipamentos para climatização, aos de aquecimento de águas sanitárias), estudando opções de melhoria com o intuito de tornar um imóvel mais eficiente, confortável e económico.

A certificação energética é obrigatória?
A certificação energética é obrigatória para qualquer transação imobiliária (arrendamento/venda) efetuada após o dia 1 de Janeiro de 2009, bem como para todos os edifícios novos, sendo da responsabilidade do seu proprietário ou promotor recorrer aos serviços de um Perito Qualificado para a obter.

Quem pode elaborar um certificado energético?
Somente um Perito Qualificado acreditado pela ADENE – Agência para a Energia poderá realizar um certificado energético.
Na SAVEC quem realiza a Certificação Energética é o Eng.º Fernando Mendes (Perito Qualificado - PQ I - vertente REH (Habitação) -  n.º 545)  e o Eng.º Cristóvão Marques (Perito Qualificado - PQ II - vertente RECS (Comércio e Serviços) - n.º 949)

Quais os benefícios que poderei ter por certificar o meu imóvel?
A certificação energética tem por objetivo a otimização do desempenho energético de um imóvel, refletindo-se esse estudo não só no aumento da sua qualidade de vida, como em rentabilidade económica para o proprietário do mesmo; mais especificamente:
- na valorização do seu imóvel;
- no incremento do conforto no seu imóvel;
- numa poupança da sua fatura energética;
- eventuais reduções fiscais na implementação de medidas que permitam melhor desempenho energético.
  
Como funciona o processo de Certificação Energética?
O proprietário/promotor do imóvel contacta o Perito Qualificado no sentido de solicitar uma certificação energética para o seu imóvel, indicando a sua tipologia, respetiva área e localização.
É agendada uma visita à fração autónoma/edifício e são solicitados ao cliente os seguintes documentos (quando existentes):
Cópia da certidão de registo na conservatória *;
Cópia da caderneta predial urbana *;
Plantas de arquitetura *;
Projeto de estruturas;
Projeto de especialidades de águas e esgotos;
Projeto de comportamento térmico;
Ficha técnica da habitação devidamente validada;
Ficha técnica dos equipamentos instalados para a preparação de águas quentes sanitárias;
Ficha técnica dos equipamentos instalados para climatização/ Fichas de inspeção;
Documentação técnica adicional (relativa a sistemas construtivos, materiais, etc.);
Contrato de manutenção do sistema solar/ Declarações de técnicos credenciados.
*  documentos obrigatórios

Durante a visita, o Perito Qualificado efetua medições e identifica os materiais e equipamentos constantes no imóvel para, posteriormente, efetuar os cálculos necessários para o estudo energético.
Após a obtenção desses resultados, o Perito Qualificado emite o Certificado Energético no portal da ADENE, no qual constam todos os dados recolhidos e sugestões de melhoria que o cliente poderá adotar para melhorar o desempenho energético do seu imóvel e, após a sua emissão, o imóvel passa a estar classificado de acordo com a seguinte escala:
Tabela de Classificação Energética de Edifícios
Note-se que as medidas de melhoria indicadas pelo Perito no Certificado Energético são somente informativas, não sendo obrigatória a sua implementação por parte do cliente.
Um Certificado Energético tem uma validade  de 10 anos.

Quais os custos associados a uma certificação energética?
Os custos variam consoante as áreas e a tipologia dos imóveis, havendo uma taxa fixa de registo na ADENE e a estes valores acrescerão os honorários do Perito Qualificado que elaborará o Certificado Energético.

Se pretende um orçamento para a elaboração de um Certificado Energético contacte-nos através do 234 382 548 ou para saveclda@gmail.com enunciando os dados do imóvel a certificar:
- Categoria (Habitação/ Serviços), 
- Tipologia do imóvel (T0, T1, T2,...)
- Número de pisos da fração
- Área aproximada (m2)
- Localização


Para mais informações e legislação vigente, consulte:


(clique aqui para entrar)

(clique aqui para entrar)